É com o mais profundo pesar e tristeza, que a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Horta e a Direção Geral da Escola Profissional da Horta, em representação dos órgãos sociais, dos irmãos e de todos os colaboradores, comunicam o falecimento do seu Ex-Provedor e Ex-Diretor Geral da Escola, Eduardo Caetano de Sousa, que durante 35 anos se dedicou abnegadamente a esta causa, exemplo de compromisso e empreendedorismo, sinónimo de progresso e transformação.
Torna-se público o enorme reconhecimento e homenagem ao seu legado, pela obra que desenvolveu e que o destaca não só a nível local e Regional, como também no contexto das Misericórdias Portuguesas.
Muito prestigiou as instituições e o movimento associativo por onde passou, deixando uma marca indelével e um relevante contributo como Homem e Cidadão, foi Vice-Presidente do Lar de São Francisco e seu Presidente de 1975 a 1980, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Horta, desde o ano de 1979 a 2014, Presidente da Assembleia Geral da instituição de 2018 a 2021, e ainda Diretor Geral da Escola Profissional da Horta de 1998 a 2014. No ano de 2022, foi-lhe atribui ido o Estatuto de Provedor Honorário aquando das celebrações dos 500 anos da instituição.
Enquanto dirigente revelou uma persistência indeclinável, dotado de uma exemplar força de vontade, determinação e dedicação vaticinadas pela sua franca abertura e proximidade que perduram no tempo.
A sua visão de futuro e espírito de missão foram responsáveis por diversos projetos e respostas sociais que se consubstanciaram na ampliação do Lar de São Francisco, em 1989, bem como a sua remodelação, em 2001, construção do Centro de Cuidados Geriátricos, em 2004 e fundação da Escola Profissional da Horta, bem como a ampliação e requalificação das suas instalações no Palacete de Sant Ana, em 2006.
Concebeu ainda, as valências tal como se conhecem atualmente: Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centros de Atividades de Tempos Livres, Centro de Atividades Ocupacionais, hoje Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão, Lar Residencial e Centro de Cuidados Geriátricos, hoje Unidade de Cuidados Continuados Integrados.
A Mesa Administrativa apresenta deste modo, as mais sentidas condolências à Família e amigos, marcadas por uma profunda empatia e respeito, com votos de força e serenidade neste momento difícil. Que a sua memória seja sempre lembrada como um exemplo de altruísmo e serviço à comunidade.